SAUDAÇOES URUGUAYAS!

Finalmente os Trotaméricas do Sul fazem contato!

Carol, Pedro e Victor. Três criaturinhas cheias de curiosidades e sedentas por desbravar as terras uruguaias e argentinas.

No momento estamos em Montevideo. Chegamos aqui no sábado pela manha e pudemos, nesses 4 dias de viagem, aproveitar boa parte do que la ciudad tem a nos oferecer. Nossa viagem perpassa pelas paragens mais urbanas, pelas paisagens cheias de contraiçoes típicas das cidades latino-americanas, pelos nuances do cotidiano vivido pelos habitantes locais, pelas cores, cheiros, comida… Enfim, todas essas novas sensaçoes que temos quando saímos de nossas horas e rotinas habituais para nos confrontarmos com o novo. O resultado desse movimento tem sido fantástico.

Vamos ao Uruguai. O Uruguai é um país pequenininho, 45 vezes menor que o Brasil. Sua geografia social é muito interessante: quase nao há habitantes no interior. A maior parte da populacao está concentrada mais ao sul, ou seja, pertinho do mar. Montevideo é expressao disso: concentra nos seus limites um pouco mais da metade de sua populaçao uruguaia. É um país marcado politicamente pelas disputas internas entre ruralista latifundiários do interior, “colorados” sociais-democratas liberais das cidades e a esquerda organizada da Frente Única que atualmente elegeu o presidente Mujica. Segundo se diz, a Frente Única tem sofrido um processo muito parecido com o do PT no Brasil e tem frustrado muitas das expectativas dos uruguaios.

Passeando pelas pequenas cidades do interior e pelos bairros mais pobres é possível ver muitos painéis eleitorais do Mujica (Fotógrafos fodoes deste blog perdoem-me. Tenho apenas uma cyber-shot e um olhar leigo sobre a fotografia).

Painéis eleitorais do Mujica numa cidadezinha de interior.

Aliás passear pelo Uruguai é uma aula de história. Em Montevideo é possível reconhecer a grande herança européia. Ás vezes dá a sensaçao de que se está andando nas ruas da Europa do século XIX. Há prédios suntuosos, estátuas gigantes, monumentos, parques, avenidas gigantes. Nao precisa nem ter pisado na Europa para sentir os ares do Velhos Mundo por aqui.

Caminhando pelas calles de Montevideo

La Ciudad Vieja - barrio de Montevideo

Arquitetura comum na paisagem uruguya.

No Parque Rodó

Além da arquitetura tradicional, Montevideo tem muitas casinhas charmosas, painéis coloridos e composiçoes urbanóides que fazem muito bem aos olhos hehehe.

"Libreria"

Na feirinha da Ciudad Vieja

As intervençoes urbanas também sao constantes. Esta cidade fala pelas paredes!

Basta de Repression a los Trabajadores

Na Residência Universitária

Bom, por enquanto deixo esse gostinho de Montavideo. Temos muito ainda o que descrever e postar, porém daqui a pouco nosso onibus para Colonia del Sacramiento está saindo e yo preciso ir!

Trotaméricas do mundo: Uni-vos!

Beijao!

Carolzita

Anúncios

Um pensamento sobre “SAUDAÇOES URUGUAYAS!

  1. Aeeee!! Agora sim, o time ta completooo!
    Tava achando que vcs tinham desistido!
    Agora que eu e a Rafa já tamo no Brasil, vamo seguir ansiosos os relatos do trio sulense!
    Abração galera e boas viagens!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s